Obrigatória pela Lei 11.638/07, pela NBC – Norma Brasileira de Contabilidade 16 – Estoques e pelo Artigo 306 da Lei 9.580/18 – Novo Regulamento do Imposto de Renda, as empresas encontram enormes dificuldades para a implantação do sistema contábil de custos.
“De nada adianta adquirir módulos de custos do melhor software corporativo, se a empresa não estiver estruturada para implantá-lo”, observa Celso Rocha, especialista em consultoria de implantação da Contabilidade de Custos.
Implantação da Contabilidade de Custos de Forma Adequada
E o que é uma empresa estruturada. Significa que seus controles internos são satisfatórios:
a) nível adequado de formação do pessoal;
b) sistema de controle de estoques;
c) ficha técnica de produto (bill of material);
d) apontamento de produção;
e) centros de custos definidos;
f) departamentalização da folha de pagamento;
g) plano de contas adequado e
g) controle de vendas.
Segundo Rocha, o Sistema de Custos é o mais importante de uma empresa pois além de possibilitar a redução da carga tributária referente ao IR e CSLL, gera dados e informações para tomada de decisões como formar o preço de venda, otimizar a capacidade produtiva, tirar de linha produtos com prejuízo, e incrementar vendas de produtos com alta rentabilidade .
Rocha enfatiza que o segredo do sucesso da implantação depende do pessoal que o alimenta e o faz funcionar. Nos cursos, treinamentos e palestras em que é solicitado a discorrer sobre o assunto, faz as seguintes considerações:
1. Criação do departamento de custos
Estabelecer a estrutura organizacional do departamento, composto por organograma e descrição de funções. Estabelecer autoridade e responsabilidade dos cargos e funções. Definir a metodologia do custo a ser implantado e elaborar a análise estruturada do sistema.
2) Clima de cooperação mútua
A Contabilidade de Custos implica em uma modificação da mentalidade geral da empresa. E indispensável que se crie um clima de cooperação mútua e confiança nos propósitos de custos.
E importante que o sistema de custo não seja imposto ao pessoal de chão de fábrica e sim resulte da sua própria participação.
3) Apresentação do projeto ao pessoal envolvido
Demonstrar a todos envolvidos, independente do nível hierárquico, os objetivos e benefícios da implantação do sistema de custos contábil e gerencial, deixando claro que não se trata de fiscalização, burocratização ou redução de pessoal. Isso evitará a resistência ou reação negativa ao sistema.
4) Escolha do software
A escolha do software depende do objetivo que com ele se pretende atingir. O seu nível de detalhe também depende disso e do quanto se investirá para a sua obtenção. As informações são caras e sua utilidade não é igual em todos níveis de detalhes. O fato de um software estar funcionando satisfatoriamente em uma empresa não implica que ele tenha sucesso em outra, mas é um bom indicador.
5) Módulos do software
Os módulos do software devem contemplar aspectos contábeis e gerenciais. Por exemplo: o consumo de matéria-prima deve ser valorizado pelo preço médio para fins contábeis e pelo preço de reposição para fins gerenciais. O custo de produção deve incluir os custos diretos e indiretos para fins contábeis e o custo gerencial incluir somente os custos diretos para evitar distorções ocasionados pelos rateios dos custos indiretos.
6) Qualificação do pessoal envolvido
Além do investimento em software, mais importante é o investimento na qualificação do pessoal envolvido. E fundamental estabelecer um programa de treinamento e desenvolver ou aprimorar os soft skills.
Finalmente, Rocha sugere que a implantação seja orientada por profissional com amplo conhecimento contábil, fiscal, de custos, e do processo fabril. E recomendado a utilização de um método de gestão de projetos ou pelo menos um cronograma de atividades.
O fato é que com a implantação da Contabilidade de Custos, as atribuições do Contador, que sempre estiveram associadas a pagamento de impostos, passam a ser de gerador de informações que irão posicionar o gestor, como os negócios da sua empresa estão se portando e o que fazer para aumentar a lucratividade.
Essa palestra pode ser apresentada in-company na sua empresa, para todos profissionais envolvidos na implantação do sistema, com 8 horas de duração.
Não perca essa oportunidade e solicite o programa completo pelo e-mail celso.rocha@cursoscontabeis.com ou fale com ele pelo telefone 11 99848-6551.
Conheça também: Curso Online – Contabilidade de Custos 4.0
O curso de custos mais moderno do mercado: https://online.outliers.com.br/contabilidade-de-custos-4-0
